segunda-feira, 20 de julho de 2015

Mais poesia na escola!

Desta vez foi o poema O que tem a rosa? escrito pela querida  Eloí Elisabet Bocheco. A leitura desse poema foi também inspiração para os alunos do 4o. ano ensaiarem seus versos.
-  Ah! Que lindo! Professora, lê também o da Açucena, do Amor-perfeito da Violeta ...


O que tem a rosa?

- Rosa de maio,
  quem te desfolhou?
- Foi o vento leste
  que por aqui passou.

- Rosa encarnada,
  quem te incendiou?
- Foi o sol nascente
  que aqui chegou.

- Rosa lilás,
  quem te semeou?
- Foi um passarinho
  que pra cá voou.

- Rosa branca,
  quem te feriu?
- Foi a chuva de granizo
  que ontem caiu.

- Rosa amarela,
  por que não abriu?
- Por causa da lua nova
  que ainda não saiu.

BOCHECO, Eloí Elisabet. O que tem a rosa? In: BOCHECO, Eloí Elisabet. Cantorias de jardim. Ilustrado por Elma. São Paulo: Paulinas,2012.






31 comentários:

  1. Eu,achei interessante esse poema,porque eu adoro poemas e tem rimas e combinou as palavras.Eu achei muito interessante e bonito.
    Maeivi-401

    ResponderExcluir
  2. eu achei bonito e interesante porque fala sobre nos



    VITORIA DE ,MATTIA

    ResponderExcluir
  3. Bom eu amei este poema!! Achei muito legal mesmo. Adoro rimas como tem nesse poema. beijos

    Maria Eduarda Neto 401.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei do poema porque é de rimas e fala sobre rosas.Rosas lilas,rosas amarelas, rosas de maio. achei lindo o poema.

    jhenyfer
    andrade

    ResponderExcluir
  5. Eu achei muito bonito por que fala sobre rosas.
    Ana clara 4o. ano

    ResponderExcluir
  6. Eu achei interessante porque fala de flores e rosas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluno Ricardo Henrique e Joao Vitor 401

      Excluir
  7. Eu achei interessante e bom de ler o poema O que tem a rosa?
    ANDREI

    ResponderExcluir
  8. sim por que fala sobre a natureza das flores

    ResponderExcluir
  9. Esse poema é muito interessante porque fala de flores e rosas.
    Ruan

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei o poema é interessante todas as combinações de rima. Eu adoro poesias são alegres ou triste sempre com sentimentos reais e ajudando o mundo a viver melhor.

    Évelin Ferreira
    401

    ResponderExcluir
  11. sim por que fala sobre natureza das flores
    davi 40 ano

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei do poema porque é bonito e fala sobre rosa , fala sobre amor e e muito lindo.

    Vitória Rafaela - 401

    ResponderExcluir
  13. Também escrevi um poema, ele ficou assim:

    " O que tem a formiga?"

    _Dona formiga,
    quem te pisou?
    _Foi um gigante
    que me esmagou.

    _Dona formiga,
    quem te machucou?
    _Foi o corpo do gigante
    que me esmagou.

    _Dona formiga,
    quem te ajudou?
    _Foi uma medica
    que por aqui passou.

    _Dona formiga,
    quem te faz feliz?
    _É a vida que vivo
    e o que ela me diz.

    Maria Eduarda-401

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gente ali no segundo paragrafo não é esmagou é magoou beijos!!

      Maria Eduarda (401)

      Excluir
  14. esse poema e bom de ler legal porque ele e interessante ,e criativo ,divertido ,bonito e fala de flores. .
    ednelson martins david

    ResponderExcluir
  15. Rosa bonita

    -Rosa bonita,
    Quem te pegou?
    Foi uma menina que por aqui passou.

    -Rosa vermelha,
    Quem te feriu?
    Foi a lagarta que já sumiu.

    jhenyfer andrade_401

    ResponderExcluir
  16. Também escrevi um poema:

    "O que tem a flor"

    _Flor azul,
    quem te feriu?
    foi o inverno
    que é muito frio

    _ Flor perfumada,
    quem tirou o teu perfume?
    _Foi um homem malvado
    que ficou com ciume.

    _Flor perfeita,
    quem te fez tão perfeita assim?
    _Foi a vida da natureza
    que sempre cuida de mim.

    Maeivi- 401



    ResponderExcluir
  17. Eu achei bonito e bem criativo a ilustração e eu adorei, o poema dela eu achei bem lindo por que ele é bem bonito a ilustração.


    Tamires Serafim-401

    ResponderExcluir
  18. Árvore verdinha

    Árvore verdinha
    quem te machucou?
    foi o castor
    que por aqui passou.

    Árvore bem bonitinha
    quem te desfolhou?
    foi o homem
    que aqui pisou.

    árvore enterradinha
    quem te plantou?
    foi um jardineiro
    que sempre me amou.

    Ana Clara - 401

    ResponderExcluir
  19. Eu gostei muito desse poema. Fala sobre a rosa amarela, rosa lilás, a rosa branca e outras rosas.

    Gabriele 401.

    Minha Eu gostei muito desse poema. Fala sobre a rosa amarela, rosa lilás, a rosa branca e outras rosas.

    Gabriele 401.
    Minha boneca amada

    Minha boneca
    minha amada
    companheira
    animada.

    Não se cansa de brincar
    quando a deixo
    fica triste
    Ela começa a chorar.

    Lá no quarto fica só
    esperando bem quietinha
    a hora de brincarmos juntas
    de casinha

    Um dia vou crescer
    meus brinquedos vou deixar,
    mas você, minha boneca
    vou sempre amar.
    Gabriele 401 Com ajuda da mamãe Gisele.



    ResponderExcluir
  20. Paciência

    Toda juventude

    que vive em comunidade

    nâo tem paciência

    não tem responsabilidade

    toda adolescência

    nâo a tua com dignidade

    pedimos clẽmencia

    para toda humanidade


    Quem usa com inteligência

    a paciẽncia

    a criatividade

    faz o bem a toda comunidade.

    Nome:Ricardo Henrique , Joâo Vitor, Juliana e Raissa Vitória.

    ResponderExcluir
  21. rosa LILAS

    QUE TE FERIO FOI O PASSARINHO QUE PASSOU PURA QUI
    RAFAELA -401

    ResponderExcluir
  22. Eu adorei ate fiz um poema

    La na lua

    La na lua não tem rua
    só poeira, não cadeira,
    La dá para brincar com a gravidade
    mas também com seriedade.

    A lua não é um planeta
    mas de lá dá para ver muitas estrelas,
    tantas que não dá para contar
    então, é melhor só olhar.

    Lá na lua tem buracos,
    esquerda e direita,
    todos os lados.

    Lá na lua tem astronautas
    não pirata.
    Será que na lua tem alienígenas?
    Não quero saber
    Só quero ir pra lá.

    Évelin (401) e Emelly (501)

    ResponderExcluir
  23. Eu achei muito bonito e fala muito sobre rosas. maria também gostou muito

    Giovana e Maria 401-

    ResponderExcluir
  24. É um belo poema. Me levou a imaginar um jardim cheio de rosas sob a ação da natureza, que só a alma sensível de um poeta poderia perceber.

    ResponderExcluir
  25. Gostei tanto de ler o poema que também escrevi um:

    O que tem o amor?

    -O amor é divino e encantador
    é belo
    quem o pode derrotar?
    Ninguém .

    O amor brilha e é brilhante
    O que o amor pode fazer?
    - O amor pode acordar
    As pessoas que sonhãm.

    Muitas pessoas não estão nem ai
    para si mesmo e pro amor
    mas muitas pessoas
    adoram o amor. até por que
    Ele não faz mal.

    O amor encanta,, brilha,
    da a paz , felicidade.
    O amor é a poesia da humanidade.

    Tamires Serafim de Jesus 401.

    ResponderExcluir
  26. O poema o que tem a rosa é bem legal a professora nos mostrou e mandou nos enventarmos uma gosto muito dessa professora porque ela gosta das coisas que eu gosto.

    ResponderExcluir